Menu Principal

Ervas & Plantas

Seja muito bem vindo ao Kireceitas, lembrando que nosso site é atualizado frequentemente!!!







TUTORIAL COZINHA ALEMÃ


Dúvidas                   Fale conosco                  Conversão de medidas                  Imprimir esta página

Quando se fala em cozinha alemã, o que vem à cabeça são os copiosos eisbeins, os choucroutes e muitos pratos com batatas.
É lógico que a cozinha alemã vai muito além disso, mas esses pratos refletem uma das características principais de uma culinária séria, farta, substanciosa e bem adaptada ao clima.
Com o risco de cair no clichê, pode-se dizer que o porco, preparado de mil maneiras e presente em muitas conservas e embutidos, o repolho e a batata são importantes na cozinha teutônica. A batata originária da América, acabou influenciando profundamente os hábitos culinários da Alemanha, onde começou a ser aproveitada antes que em outros países da Europa.
Um pouco antes da Revolução, os franceses ainda usavam a batata para alimentar animais e se espantavam com a popularidade do tubérculo na vizinha Alemanha.
A França, no caso, acabou dando razão a Alemanha e hoje a batata é muito popular lá também. Aliás, a batata se espalhou pelo mundo todo. É ela a base da sopa de batata a moda de Berlim, misturada ao bacon, a carne de porco defumada, a cebola e temperos.
Uma sopa bem próxima das origens, bem próxima da terra. Muitas das sopas alemãs e européias são excelentes para o inverno.
A sopa de lentilhas, é quase uma refeição em si e não só uma entrada, pois combina esse vegetal com muita carne de porco e embutidos.
Uma sopa que também é popular na vizinha Alsácia. O repolho em suas variadas cores e modos de preparo aparece em muitos pratos, como no pato com repolho roxo, que parece ser bem mais popular nos restaurantes alemães do Brasil do que na própria Alemanha.
Aliás, esse é um fenômeno que acontece freqüentemente quando se transplantam cozinhas e hábitos populares: alguns pratos realmente agradam em seus novos ambientes. Mas o repolho provavelmente atinge seu apogeu na cozinha alemã ao ser transformado em choucroute. Os alemães realmente inventaram uma forma simples e engenhosa de transformar essa verdura, de atrativos limitados em si, num prato aromático e muito particular.
Há choucroutes que parecem pesados, têm aroma marcante demais. Mas o choucroute cozido no vinho branco, como na Renânia, região vinhateira, chega a ser delicado e não é nada pesado.
Na Alemanha, há também o costume de se refogar o choucroute na gordura de ganso, que lhe dá um toque especial.
Outra característica do choucroute é a sua grande versatilidade, pois admite muitas combinações. Servido ao lado de salsichas, carnes defumadas e linguiças, compõe o que se convencionou chamar aqui de choucroute garnie.

Topo

<<< Fechar | Próxima >>>

Enviar para um amigo Enviar para um amigo!

Free Web Hosting