Menu Principal

Ervas & Plantas

Seja muito bem vindo ao Kireceitas, lembrando que nosso site é atualizado frequentemente!!!







TUTORIAL COZINHA ALEMÃ


Dúvidas                   Fale conosco                  Conversão de medidas                  Imprimir esta página

Na Alemanha, a arte de fazer essas salsichas e linguiças, desses parceiros do choucroute, atintiu um alto nível. Cada região tem a sua salsicha ou linguiça. A weisswurst, a linguiça branca de vitela; a universal frankfurter que hoje se espalhou pelo mundo e com a qual são feitos milhões de cachorros quentes; as linguiças defumadas da Baviera e a grande bockwurst são só alguns exemplos.
O kassler, a costeleta de porco defumada que também é parte integrante do choucroute garnie, revela outra faceta interessante da cozinha alemã: os seus defumados. De novo, a presença marcante do porco. Nesse setor, os presuntos defumados de Westaphalia, com aromas de zimbro, estão entre os mais famosos do mundo. Mas talvez seja o eisbein, o típico joelho de porco, que o choucroute seja mais popular no Brasil.
Normalmente esse joelho de porco é apenas cozido, mas o eisbein à pururuca é realmente uma excelente variação sobre o mesmo tema.
Na Alemanha são comuns os pratos com paladar levemente azedo, meio azedo e meio doce. E esse paladar aparece um pouco nas costeletas com molho picante e no filé com pepino.
A carne marinada, a sauerbraten, se espalhou também pelo mundo e reflete o paladar por carnes cozidas com molhos marcantes. Aliás, essa carne é preparada de uma maneira que lembra os pratos de caça, outra grande paixão alemã.
É a cerveja, e não o vinho, a companheira habitual do alemão à mesa. Afinal, um País que consome perto de 150 litros de cerveja por habitante a cada ano e tem mais de 1.200 cervejarias, tem mesmo de ter muito amor por essa bebida.
Nas regiões tipicamente vinícolas, como Baden, Rhenania, Mosel e outras, se consome muito vinho, mas muitas vezes fora da refeição.
Os vinhos brancos alemães são normalmente doces, excelentes para muitas ocasiões, mas que dificilmente se casam com a cozinha local.
A esse amor a cerveja também aparece na cozinha, pois são muitos os pratos preparados com ela, entre os quais o lombo cozido na cerveja.
A cozinha alemã também é rica em receitas de peixes, dos defumados do Mar do Norte, ideais para o clima frio da região, aos salmãos do Reno.
O gratin de peixe é uma receita da Baviera e combina o peixe, a batata e o ligeiro paladar picante da mostarda. O receituário alemão é realmente rico e variado, mas talvez seja na confeitaria que ele atinja o seu auge.
O alemão gosta muito de doces, que come após as refeições e também nos chás da tarde.
A confeitaria alemã se rivaliza com a da vizinha Áustria, reconhecida como uma das melhores do mundo.
A floresta negra é um dos representantes mais ilustre dessa arte, assim como as suas massas folhadas que compõe os maravilhosos strudels, dos quais o de damasco é um exemplo.

Topo

<<< Anterior | Fechar >>>

Enviar para um amigo Enviar para um amigo!

Free Web Hosting