Menu Principal

Ervas & Plantas

Seja muito bem vindo ao Kireceitas, lembrando que nosso site é atualizado frequentemente!!!







TUTORIAL COZINHA GREGA


Dúvidas                   Fale conosco                  Conversão de medidas                  Imprimir esta página

Alguns dos traços principais da cozinha grega já apareciam na Grécia Clássica, um dos berços da civilização ocidental. Naquela época, o azeite de oliva, os peixes e frutos do mar, muitos dos quais eram conservados e salgados, e os vinhos já eram importantes na dieta do povo. Mas a cozinha do país foi mudando ao longo dos tempos e hoje pode ser considerada uma simbiose da culinária do Mediterrâneo Oriental com alguma influência balcânica. A Grécia Clássica era relativamente austera no que diz respeito aos prazeres da mesa, mas o vinho representou um papel importante em sua civilização. Os gregos, grandes comerciantes, propagaram esse néctar por todo o Mediterrâneo e eram bravos consumidores. Eles sabiam produzir o vinho, mas tinham dificuldades em mantê-lo sadio durante muito tempo. Uma das soluções encontradas, foi a de misturar algumas resinas ao vinho. E esse é um hábito culinário da Grécia Clássica que sobrevive no vinho "retsina", o mais popular do país. Um vinho diferente, o retsina, diante do qual é difícil ficar indiferente: é gostar ou detestar.
Hipócrates, o patrono da Medicina, lançou as bases da dietética, pregando alimentos sadios e simples e Platão, irritado com o que interpretava como frivolidade de sua época, chegou a pregar a expulsão de cozinheiros e poetas.
Felizmente, o filósofo não foi ouvido e a poesia grega pode legar jóias literárias ao mundo. Os cozinheiros também continuaram e acabaram entre os mais famosos do Império Romano, quando o requinte e os excessos da culinária chegaram ao máximo.
A cozinha foi mudando a medida em que a Grécia foi sofrendo as influências ditadas pela História. Durante muitos séculos, fez parte do Império Otomano, que subjugou o decadente império com sede em Constantinopla. As tendência culinárias foram se cruzando. Se foram os turcos que influenciaram a cozinha grega, ou se aconteceu o contrário, é uma discussão interminável.
Mas o fato é que as semelhanças entre a cozinha grega atual e outras do Mediterrâneo Oriental são gritantes. Pratos como o charutinho de folhas de uva, ou de repolho (dolmãs em grego) aparecem na cozinha grega, na libanesa e também na de alguns países balcânicos que fizeram parte do Império Otomano. A presença balcânica seria sensível na difusão do iogurte, outro traço característico da cozinha grega.
O tsatisiki, o iogurte com uma salda de pepino é mais um exemplo dessa simbiose, pois também é muito popular na Síria e no Líbano.
O limão está presente em muitos pratos gregos e é preponderante no avgolemono, a sopa de arroz com ovo, de paladar bem marcante. A sopa é a mais popular do país e a mesma combinação de limão e ovo aparece no molho avgolemono, que serve para muitos tipos de carne.

Topo

<<< Fechar | Próxima >>>

Enviar para um amigo Enviar para um amigo!

Free Web Hosting