Menu Principal

Ervas & Plantas

Seja muito bem vindo ao Kireceitas, lembrando que nosso site é atualizado frequentemente!!!







TUTORIAL COZINHA PORTUGUESA


Dúvidas                   Fale conosco                  Conversão de medidas                  Imprimir esta página

A cozinha de Portugal é das mais ricas do mundo. Uma afirmação que se torna ainda mais impressionante, quando levamos em conta o tamanho do país. Os hábitos e costumes culinários são muito arraigados e cada região, cada vila, tem suas receitas, zelosamente guardadas, o que multiplica os pratos de caráter bem regional. Além disso, a confeitaria portuguesa dificilmente encontra paralelos, tão diversificadas e rica que é com seus doces açucarados, a sua profusão de ovos e outros ingredientes, variadíssimos.
Uma cozinha sóbria, que não conhece desperdícios e que sabe conciliar os frutos do mar do seu litoral com os produtos da terra, nem sempre muito rica, mas que é aproveitada a cada palmo.
Portugal, como a Espanha, sofreu influências externas, como a dos mouros e também serviu de porta de entrada na Europa de produtos do seu império. A batata, hoje extensivamente usada em sua culinária, é um desses casos. Como esse intercâmbio funciona em duas mãos, Portugal acabou influenciando as cozinhas de outros países que colonizou. De tão óbvio, é desnecessário falar sobre a influência da cozinha portuguesa no Brasil.
Portugal é muito rico em sopas bem autênticas, camponesas, e que aproveitam produtos típicos. As acordas, preparações que normalmente aproveitam o pão velho num caldo com ovo, alho e outros ingredientes são bastante representativas dessa tendência. A açorda de bacalhau é das mais gostosas, mas é apenas uma delas, pois são muitas as variações e as receitas de acordas utilizando ingredientes diferentes.
Aliás, quando se fala em Portugal, as bacalhoadas vem a cabeça. É certo que o bacalhau é importante para a culinária lusitana, mas não convém exagerar. Esse peixe salgado, que já foi alcunhado de "velho amigo" em Portugal, já não está mais presente como costuma nas mesas daquele país. A produção portuguesa desse peixe, pescado nos mares do Norte, caiu bastante e ele já não é tão comum. Já vai longe o tempo no qual as donas de casa sempre mantinham o bacalhau de molho para o trivial, para a cozinha do dia a dia.
Mas as receitas com o bacalhau são tantas que constituem um capítulo á parte na culinária do país. O bacalhau à Gomes Sá e dos mais famosos e presença constante nos cardápios de muitos restaurantes. Uma receita que levou o nome do seu inventor, que era comerciante do peixe no Porto. Já o empadão de bacalhau, igualmente atraente, não é tão conhecido e é bem mais caseiro.
Povo marítimo e pescador, o português é muito chegado aos frutos do mar. Nos bares de Lisboa e de outras cidades da área litorânea, os mariscos acompanhados por um vinho verde branco é um hábito muito querido. Entre esses mariscos, as ameijoas, os mariscos brancos, talvez estejam entre os mais saborosos e apreciados de um país que é rico em produtos vindos do mar.

Topo

<<< Fechar | Próxima >>>

Enviar para um amigo Enviar para um amigo!

Free Web Hosting