Menu Principal

Ervas & Plantas

Seja muito bem vindo ao Kireceitas, lembrando que nosso site é atualizado frequentemente!!!







TUTORIAL COZINHA PORTUGUESA


Dúvidas                   Fale conosco                  Conversão de medidas                  Imprimir esta página

E as sardinhas portuguesas, de sabor diferente das nossas, são também apreciadíssimas. Feitas apenas grelhadas, com um pouco de azeite de oliva, que também tem presença marcante na cozinha luzitana, as sardinhas mostram o que têm de melhor, como também acontece na caldeirada, um prato relativamente simples, no qual o sabor do peixe é ressaltado e não escondido pelos temperos e molhos.
A mistura de ingredientes da terra e do mar não é estranha ao receituário português, como demonstra o lombo à alentejana, no qual a carne de porco convive maravilhosamente bem com os mariscos, com as ameijoas em suas cascas.
O arroz tem presença obrigatória na cozinha do país e aparece misturado a muitos ingredientes. O arroz malandro com frutos do mar, riquíssimo e de paladar realmente fino, apresenta muitas variações, dependendo dos frutos do mar que tem á sua mão.
Por sua vez o arroz de Braga é feito com frango, um pouco de repolho e muitos embutidos e linguiças e já foi muito popular no Brasil. Em São Paulo, ele era presença semanal nos cardápios de quase todos os bares- restaurantes, mas infelizmente acabou sendo parcialmente esquecido diga-se de passagem.
O desperdício é quase desconhecido nas pequenas aldeias. Do porco, por exemplo, nada sobra, tudo é aproveitado, a começar pelo sangue da matança, transformado em substanciosos sarrabulhos e chouriços. As carnes menos nobres viram os rojões fritos, as partes melhores conhecem muitas receitas e o que não pode ser aproveitado no momento é salgado e defumado e depois transformado em muitos tipos de linguiças, um capítulo riquíssimo no receituário do país.
Os miúdos, sejam de boi ou porco, também são aproveitados. As iscas com elas talves seja o prato mais popular de Lisboa, presente em quase todos os cardápios da capital. Um prato simples, no qual o fígado de boi, em bifinhos bem finos e previamente temperados, convive com elas, as batatas.
As tripas à moda do Porto talvez seja o prato mais famoso da "invicta e muy leal" cidade do Nort de Portugal, o berço da nacionalidade. Ele valeu aos habitantes da cidade o epíteto de "tripeiros". O prato, no qual, em sua versão original, a dobradinha é cozida com uma mão de vitela, feijão branco e embutidos, é dos mais substanciosos.
O bife a Marrare representa um outro lado da cozinha portuguesa, o lado dos pratos que nasceram nos restaurantes e não nas aldeias. O Marrare das Sete Portas foi um famoso café de Lisboa, no início do século, ponto de encontro de artistas e intelectuais. Ele também é chamado de "bife à café".
O vinho é muito mais do que uma bebida, pois é parte integrante da dieta de Portugal, hoje o maior consumidor do mundo, perto dos 85 litros por habitante. A doçaria portuguesa é reconhecidamente das mais ricas e generosas, carregada no açúcar. Os ovos moles do Aveiro e o Don Rodrigo aqui a representam muito bem.

Topo

<<< Anterior | Fechar >>>

Enviar para um amigo Enviar para um amigo!

Free Web Hosting