Menu Principal

Ervas & Plantas

Seja muito bem vindo ao Kireceitas, lembrando que nosso site é atualizado frequentemente!!!







TUTORIAL COZINHA SÍRIO LIBANESA


Dúvidas                   Fale conosco                  Conversão de medidas                  Imprimir esta página

Aqui, onde o cordeiro é mais raro e a carne de boi boa e relativamente farta, o prato acabou sendo adaptado e se tornou realmente popular.
O quibe é o mais comum, pode ser encontrado em muitos bares de São Paulo e outras cidades, mas há muitas outras versões. O quibe assado, também chamado de quibe de bandeja, com muita manteiga; o quibe michui, ou de bola, pois é arredondado e com um recheio gorduroso para que não fique seco e o quibe cru, servido normalmente nos inícios das refeições com muita cebola, azeite de oliva e hortelã. Há até o quibe de peixe, muito saboroso.
A kafta, que leva também carne moída, mas não o trigo, também tem várias versões, entre as quais a grelhada na brasa, a mais popular e a feita no forno, que apresentamos aqui. Vamos encontrar também na culinária árabe, além dos já citados charutinhos, muitos legumes recheados, como a abobrinha, servida normalmente com um molho de tomate. E o arroz, também utilizado para rechear muitos animais. O carneiro recheado com arroz, carne e o pinhão típico do Líbano, o "snobar", é um dos pratos mais prezados e dos mais saborosos da região. Também o frango é comumente recheado. Aqui, ficamos com o pernil de cordeiro com arroz, preparado com seu caldo e com o arroz com frango desfiado e amêndoas, que entra na composição de muitos pratos.
Os peixes são comuns na culinária árabe, mas não aparecem nos restaurantes que servem especialidades dessa cozinha.
O peixe taratur talvez seja a receita de peixe mais popular aqui e é apresentado numa versão com nozes, tahine, ingrediente a base de gergelim e outros temperos, como o limão.
As esfihas também conhecem muitas receitas. A proposta é da aberta, a mais fácil de ser feita. A sua massa é realmente delicada e leve. Quem quiser, pode faze-la fechada. Mais sofisticada, a esfiha de massa folhada, quando bem feita, derrete na boca. Também se pode aproveitar a receita da massa para fazer pequenas esfihas, de uns 3cm de diâmetro com o zatar, um tempero muito típico e caro que pode ser encontrado em casas que tem produtos típicos.
Muitos pratos árabes costumam ser acompanhados de uma salada verde, ou da coalhada árabe, bem consistente. Essa coalhada é muito importante no receituário sírio-libanês e acompanha as entradas, quibes (quibe labanie) e tantos outros pratos.
A confeitaria sírio-libanesa é generosa, bastante açucarada, com muitas caldas. E as trouxinhas de tâmaras e os pastéis de nozes são bem representativos.

Topo

<<< Anterior | Fechar >>>

Enviar para um amigo Enviar para um amigo!

Free Web Hosting